Quinta-feira, 26 de Novembro de 2009

Poesia ou melodia?

 

Não importa saber quem me critica,
O modo que tenho de escrever,
Não é bem a razão de não saber,
É escolha que fez quem o pratica.
 
Não importa se é em redondilha,
Se for maior ou então se é menor,
Se métrica, ou seja, lá o que for,
 Um soneto ou só uma sextilha.
 
Quanto verso ritmado que já li,
E nada mais que ritmo encontrei,
Por essa razão é que eu não mudo,
 
Já tanta poesia em prosa vi,
E melódica no ouvido a achei,
Poesia para mim é o conteúdo,
 
 
                                                   Casimiro costa
publicado por casimirocosta às 19:46

link do post | comentar | favorito
23 comentários:
De Catarina Portela a 26 de Novembro de 2009 às 23:26
OLa Querido Casimiro...
Desculpe nao aparecer por ca....tehnho andado c preguiça ate de escrever... acho que é geral. As pessoas ate se esquecem de comentar e de ir visitar os amigo. Mas nao é por mal,
Adoro-o a si....e à sua escrita, seja melancolica ou quer diga bem da vida e da morte...
:) beijinhos Casimiro do meu corçao
De casimirocosta a 27 de Novembro de 2009 às 08:57
Obrigado amiga Catarina, por gostares e pelas tuas palavras tão cheias de carinho.
É bom ter amigos assim!
Um abraço e tudo de bom para ti.
Casimiro Costa
De casimirocosta a 4 de Dezembro de 2009 às 19:10
Olá tens no meu blog um miminho para ti.
Bom fim de semana.
Casimiro Costa
De linhaseletras a 27 de Novembro de 2009 às 00:30
Boa noite, que lindo soneto, e parece que se apaixonou também por eles, deve ser "Magia" quando escrevemos o primeiro nunca mais deixamos de o fazer .
Um abraço e até amanhã
De casimirocosta a 27 de Novembro de 2009 às 09:02
Bom dia amiga Idalina.
É verdade, há magia no soneto, que de alguma forma nos prende a ele apaixonadamente.
Obrigado pela visita.
Um abraço amigo.
Casimiro Costa
De casimirocosta a 4 de Dezembro de 2009 às 19:13
Olá tem um mimo para si, no meu blog.
Bom fim de semana.
Casimiro Costa
De Fisga a 27 de Novembro de 2009 às 15:28
Olá amigo Casimiro. Parabéns pelo recado, e pelo sentido do que é a poesia. de facto, é muito mais o conteúdo, que a rima. A rima só pela rima, não tem importância nenhuma ou valor. gostei e adicionei aos meus favoritos. Um forte abraço deste amigo Eduardo.
De casimirocosta a 27 de Novembro de 2009 às 16:42
Ó meu grande amigo, muito obrigado.
O recado é só para as más linguas, que só sabem criticar negativamente.
O que quero dizer é que,para mim a poesia não tem obrigatóriamente que ser ritimáda com sílabas métricas, sete, dez,doze,etc.
Gosto muito que rime bem e que tenha contiúdo, tal como faz e muito bem o meu amigo.
Como digo, há muita poesia em prosas ,na minha opinião claro!
Um abraço grande amigo, Eduardo.
Casimiro Costa
De casimirocosta a 27 de Novembro de 2009 às 17:33
CONTEÚDO QUERIA DIZER,NÃO CONTIÚDO!
De M.Luísa Adães a 28 de Novembro de 2009 às 15:54
casimiro

Importa sim o conteúdo,
por vezes entender as entrelinhas
e não as linhas.

Mas no soneto
ou em outra forma de dizer,
a alma tem de preencher
o Todo.

E sem esse Todo
Que é o tudo e o nada,
predomina o nada!

Gostei do que escreveu.

Maria Luísa




De casimirocosta a 28 de Novembro de 2009 às 17:17
Olá amiga Maria Luísa.
Obrigado pelo seu comentário!
Espero não ser mal entendido, quero dizer que gosto da poesia livre e não estar só preso ao numero de sílabas metricas.
Fico contente por ter gostado!
Casimiro Costa
De M.Luísa Adães a 28 de Novembro de 2009 às 18:14
Casimiro

Esteja à vontade, para expressar seus gostos.

Mas o que chama poesia livre , eu chamo "modernismo no Brasil" ou "futurismo em Portugal".
Grandes nomes estão ligados a esta forma de escrever, como sabe.
É a poesia que quebra algumas regras normais para atingir uma imagética mais sofisticada ou um maior efeito emocional.

Fernando Pessoa foi um dos expoentes máximos do
modernismo do século XX.

Não leve a mal eu tentar traduzir a tal poesia livre
(para alguns) no termo modernismo ou futurismo.

Mas tudo isto é muito conhecido; desculpe falar no
assunto. Foi apenas um pequeno desabafo.
Mas esteja sempre à vontade.

Obrigada por escrever.

Maria Luísa



De casimirocosta a 28 de Novembro de 2009 às 18:35
Maria Luísa, eu sei que tudo isso é verdade e conheço bem FERNANDO PESSOA, mas quando digo livre, é mais uma forma de me expressar, sem palavras tecnicas «obrigatórias»
Casimiro Costa
De M.Luísa Adães a 28 de Novembro de 2009 às 19:19
casimiro

De acordo com o que diz.

Eu apenas tentei mostrar "O livre" á luz da
poesia ou prosa poética e da sua real existência,
como paradígma, do pouco que escrevo.

Espero não ter ofendido (não foi essa a intenção).

Maria Luísa
De casimirocosta a 28 de Novembro de 2009 às 19:30
Por amor de Deus minha amiga! Apenas estámos a expressar aquilo que nos parece.
A miha educação diz-me, que quando me sentir ofendido, simplesmente não volto ao meu blog,ou acabo com ele.
Um grande abraço.
Casimiro Costa
De M.Luísa Adães a 28 de Novembro de 2009 às 19:51
casimiro

Até me assustou e arrepiou quando disse que podia acabar com o seu blogs que tanto estimo.

Por favor, não diga isso! Eu me sinto feliz com sua
amizade, seus poemas e sua delicadeza. E estimo o
blogs, seu conteúdo, como estimo o meu e o que
o caracteriza.

Amigos como sempre. Assunto encerrado!

Beijos da amiga,

Mª. Luísa
De rosafogo a 29 de Novembro de 2009 às 21:19
Não posso estar mais de acordo, também para mim
há tanta prosa que é bem mais poesia soa bem melhor aos meus ouvidos , que muita poesia, quer rimando ou não, com regras ou sem.
Eu sou apenas uma singela amadora, e por sinal gosto de rimar, mas talvez por ser assim simples,
eu gosto muito do que entendo na perfeição e sinto
que foi feito com amor, é muito importante que ela nos toque, ler só palavras belas ou caras, não me diz nada.

Portanto estamos de acordo, amigo Casimiro.
Desejo-lhe boa semana
Deixo-lhe meu abraço amigo

natalia
De casimirocosta a 30 de Novembro de 2009 às 09:31
Olá amiga Natalia.
Sei bem que a amiga me entende, somos muito parecidos em muita coisa e partilhamos muitos gostos.
Adoro a poesia com rima e que tenha qualquer coisa de palpável!.
Um abraço amigo.
Casimiro Costa
De casimirocosta a 4 de Dezembro de 2009 às 19:20
Olá amiga, tem um miminho no meu blog, para si.
Bom fim de semana.
Casimiro Costa
De Maria João Brito de Sousa a 30 de Novembro de 2009 às 17:11
E tem toda a razao, meu amigo! O ritmo e a melodia sao inseparaveis de um poema... ja foi aos meus outros blogs? no asmontanhasqueosratosvaoparindo.blogs.sapo.pt e no liberdadespoeticas.blogs.sapo.pt tenho muita coisa dedicada a outros tipos de poesia, nao apenas ao soneto.Aqui, neste teclado, nao consigo enviar-lhe os links como deve ser, mas se os passar para a barra superior, penso que consegue entrar.
Um enorme abraco!
De casimirocosta a 30 de Novembro de 2009 às 18:17
Olá minha grande amiga.
Muito obrigado, vou já dar uma olhadela.
Um abraço grande.
Casimiro Costa
De Maria João Brito de Sousa a 2 de Dezembro de 2009 às 12:25
Ai, meu amigo! Estou quase a sair para o almoço, mas não poderia deixar de lhe responder... realmente os links que lhe deixei não têm o essencial de um link! Estava no Centro Paroquial e um dos computadores tem um teclado que é um desastre! :))
Espero que tenha conseguido lá entrar!
Um grande, grande abraço!
De casimirocosta a 2 de Dezembro de 2009 às 12:58
Sim amiga entrei, eu tenho os seus blogs nos meus favoritos.
Adorei tudo que li!É a poeta mais completa que conheço!
Um abraço grande.
Casimiro Costa

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Abril 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Meu povo irmão

. Momentos

. Um abraço á Madeira

. Dia dos namorados

. 30 anos bodas de pérola

. Pelo Haiti

. Grito

. O mais forte amor do mund...

. A todos bom Natal

. Em jeito de fado

. Prémio para os meus AMIGO...

. Poesia ou melodia?

. Peço perdão

. Sentidos da vida

. Obrigado amiga

. O papel é meu amigo

. MAL AMADO

. Criança é amor

. Obrigado Madeira

. ...

. Férias do 13 ao 30

. Um convite aos meus amigo...

. Minha filha

. Dolorosa lição

. USA O CORAÇÃO

. Sensibilidade após Abril

. Corre sempre atrás dos so...

. Homenagem a meus pais

. Meus amigos

. PORQUE GOSTO DE VÓS

. Criancinha de ninguém

. Queria sorrir

. Medo

. Retalhos da minha vida

. O POETA

. ...

. ...

. Só não vos quero perder

. Hora de nostalgia

. Porque choro?

. Saudade

. Minha netinha

. APRESENTAÇÃO

. Mulher

. O invejoso

. O meu pai foi calceteiro

. A vida e a saudade

. Perdi meu PAI

. Pureza inocente

. Desilusão

.arquivos

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Março 2009

. Outubro 2008

. Junho 2007

. Julho 2006

. Abril 2006

. Março 2006

.tags

. todas as tags

.favorito

. Perdi meu PAI

. A vida e a saudade

. Marcas da vida

. É tão bom ser teu avô

. Adeus campeão

. Se eu pudesse

. Nó na garganta

. Um bom filho

. Mamã coragem

DESDE 07-05-2009

.subscrever feeds